Criciúma SC,

Cadastre seu e-mail       Página Inicial    Favoritos    Indique esta página     Divulgue seu ministério!

.

-

Home

Marketing Ministerial

Doações

Fotos

Músicas

Shopping

Sobre nós

Parceiros

Vídeos

Contatos

Artigos

Aulas de música

Cifras

Dança

Destaques

Fórum

Teatro

Técnica vocal

Vida de Adoração

Aprenda Piano

Blueberry

Google Adwords

Loja do Louvor

Artigos

Pregação

Igreja Batista

Goocrente

Musicas Evangelicas

 


Sim, todos os dias!
Às vezes
Não, nunca!


  resultados

 

 

 

 

 

Técnica Vocal - voz, como cantar, afinação, solfejo, canto, técnicas, aula

 

O Músico e a Respiração
por Ronaldo Bezera

No Salmo 150:6 está escrito: "Todo ser que respira louve ao Senhor". A respiraçao é a base do canto. Um cantor que nao sabe respirar corretamente nao controla bem a saída de ar e, conseqüentemente, nao sustenta uma nota afinada por muito tempo entre outros problemas facilmente resolvíveis com uma noçao básica de respiraçao.

A respiraçao correta é o segredo dos grandes cantores. Se voce nao respira direito, mesmo que nao cante sempre, voce está vivendo cansado e nao sabe porque.

EXERCITE: VEJA SE VOCE RESPIRA CORRETAMENTE

1- Coloque uma mao na barriga e a outra no peito: Inspire e expire. Observe qual das maos vem para frente primeiro na inspiraçao. Se a da barriga vier para frente primeiro, parabéns! Se a do peito vier para frente, treine até conseguir respirar sem levantar os ombros e sem estufar o peito.

2- Solte todo o ar murchando a barriga. Fique algum instante sem respirar. Relaxe a barriga para fora deixando o ar entrar naturalmente sem forçar sua entrada. Se voce fizer isso algumas vezes, perceberá que o ar entrará sozinho, pois sua entrada acontece naturalmente. (Esse exercício também serve para a elasticidade da musculatura).

DIAFRAGMA

- Muitos tem medo dessa palavra porque acham que somente os cantores possuem diafragma. Diafragma nao é um jeito de cantar e nao dá para ter ou nao ter.... pois bem....

- O diafragma é o principal músculo da respiraçao (de todos!) situado na base do pulmao, na altura do abdômen. Quando inspiramos, o tórax se alarga e o diafragma, contraído, fica numa posiçao baixa.

- Isto permite que o ar entre naturalmente em nosso corpo. Quando o ar sai na expiraçao, o diafragma sobe. Simples assim, porém complexo. A funçao do diafragma é impulsionar e controlar a saída de ar para a vibraçao das pregas vocais (cordas vocais).

- Para a produçao da voz é importante pensar na respiraçao como um único movimento. - - O cantor sempre está numa atitude de inspiraçao, mantendo o tórax aberto e o diafragma abaixado.

- Nessa condiçao ele tem todo o controle (apoio) necessário para cantar. Apoio vocal quase sempre quer dizer diafragma.

EXERCITE: PARA CONHECER MELHOR O DIAFRAGMA E FORTALECER A MUSCULATURA

1- Coloque as duas maos na cintura, esvazie todo o pulmao fazendo SSSSSSSSS (contínuo) durante a expiraçao. A cintura deve empurrar sua mao para fora enquanto faz SS. (A sensaçao que voce sente é o diafragma expandindo). Repita o mesmo exercício fazendo SS curtos ainda com as maos na cintura. Ex: S S S S. (Cada som é como se quisesse alargar mais a cintura).

2- Agora junte os exercícios 1 e 2 fazendo 2 SS curtos e 1 longo Ex.: S-S-SSSS / S-S-SSSS

3- Conte até 3 e inspire em um tempo. Ex: 1-2-3 - inspira, 1-2-3 - inspira. Depois aumente a contagem para 5 sem aumentar o tempo de inspiraçao entre as contagens. Ex: 1-2-3-4-5 inspira, 1-2-3-4-5 inspira.

4- Aumente para 8, 10, 12... o quanto agüentar em um tempo somente para inspirar. (Esse exercício é excelente quando temos que pegar muito ar em pouco tempo na música.)

5- Todo cantor deve construir sua voz a partir do zero. Isso nao quer dizer que voce nao sabe usar seus pulmoes para respirar, mas talvez nao saiba usá-los de maneira correta para cantar.

PREGAS VOCAIS

As pregas vocais ou cordas vocais estao situadas na laringe. A voz é produzida pelas pregas vocais que, ao vibrarem com a passagem do ar dos pulmoes em direçao a boca, produzem o som (basicamente é isso).

O ESTUDO DO CANTO

Nao adianta ler este artigo e nao praticar os exercícios. Os exercícios sao para que voce possa avaliar como anda sua respiraçao e seu apoio vocal. Nao coloque uma barreira quando tiver que estudar. Faça os exercícios todos os dias que puder e logo se acostumará com a respiraçao correta. E, mesmo que nao tempo tanto tempo, 5 minutinhos voce tem. Entao, maos a obra!!!

Ronaldo Bezera

 

Envie a alguém! Imprima! Discuta no fórum! Informar erro!


 

 

php hit counter

-